As Inscrições para monitoria na 11ª Feira do Livro de São Luís, que acontecerá de 10 a 19 de novembro, no Centro Histórico já estão abertas. O maior evento literário do Estado é realizado por meio da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado e funcionará este ano das 10h às 22h com uma vasta programação com palestras e apresentações culturais, lançamentos de livros, exposição, espaço infantil e uma série de atividades literárias com convidados locais e de renome nacional.
Os interessados em participar como monitores podem se inscrever eletronicamente até o dia 2 de novembro, no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema - www.fapema.br/patronage), preenchendo o "Formulário de solicitação" e anexando em arquivos separados, em PDF (tamanho máximo dois megabytes), cópia do RG e CPF; comprovante de matrícula/contracheque da instituição de ensino atualizado ou declaração emitida pela Instituição; comprovante dos dados bancários, extrato ou cópia do contrato da contra corrente do Banco do Brasil de titularidade do (a) candidato (a); currículo Lattes do CNPq atualizado e disponível. A inscrição eletrônica será considerada efetivada após envio formulário eletrônico e geração de comprovante. Inscrições com documentações incompletas e/ou incorretas serão automaticamente desclassificadas.
O participante deve ser maior de 18 anos, ter vínculo com instituição de ensino e/ou pesquisa da rede pública estadual do Maranhão (estudante, técnico-administrativo ou docente), possuir currículo Lattes e cadastro no Patronage da Fapema, possuir conta corrente no Banco do Brasil como titular (não será aceita conta-poupança), além de ter disponibilidade para participar do minicurso de treinamento e de todo o evento da Feira do Livro de São Luís 2017.
RESULTADO
O resultado será divulgado a partir do dia 3 de novembro no site da Fapema, tendo o candidato até o dia 7 de novembro de 2017 para entrega da documentação. A comissão de seleção, responsável pelo controle classificatório dos monitores, será formada por integrantes da Fundação, com o apoio técnico, jurídico e administrativo de servidores da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE/Seduc).
Serão contemplados 70 monitores por ordem de inscrição e 35 vagas para cadastro de reservas. Cada monitor receberá kit de trabalho, alimentação referente ao seu turno e uma ajuda de custo de R$ 200,00 para despesas com transporte, que será pago após a realização do evento. Também irão receber certificado de participação, que contará como atividade extracurricular, com carga horária de 40h.
Os selecionados serão distribuídos nos diversos espaços da Feira do Livro e deverão cumprir seus horários nos espaços designados de acordo com direcionamento da coordenação do evento. Os monitores poderão optar pelos turnos matutino (8h30 às 12h30), vespertino (13h às 17h) ou noturno (17h às 21h). A participação no minicurso será pré-requisito obrigatório para integrar a equipe de monitoria, não havendo participação ocorrerá substituição imediata do monitor por outro do cadastro de reserva. O treinamento será realizado antes do evento em local e data a confirmar.
FEIRA
A 11ª Feira do Livro de São Luís traz o tema "Maria Firmina dos Reis e a Literatura Feminina". O objetivo do evento é propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura, com uma programação de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias, envolvendo a participação direta de escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados.
A Feira é uma promoção da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado do Maranhão, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Semed), e estaduais de Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), tendo como correalizador o Serviço Social do Comércio (Sesc), patrocínio da Vale e Potiguar e apoio da Academia Ludovicense de Letras (ALL), Academia Maranhense de Letras (AML), Associação dos Escritores Independentes (Amei), Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
PATRONA
A patrona desta edição é Maria Firmina dos Reis, uma homenagem à escritora maranhense considerada a primeira romancista negra brasileira. A escritora ganhou notoriedade por sua ousadia, originalidade e pioneirismo no cenário literário nacional destacando-se como contista, folclorista, poetisa, abolicionista, compositora e primeira romancista brasileira.
Ela abordou temas complexos para o contexto social em que viveu, subvertendo uma ordem imposta que segregava a mulher. Sua trajetória de vida transcende o próprio percurso histórico, configurando-se até hoje, uma personalidade literária que enaltece o gênero feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário