19.2.15

O ÚLTIMO DIA DE APRESENTAÇÕES DO CARNAVAL DE SÃO LUÍS

Após diversas apresentações na Passarela do Samba, o último dia de carnaval nesta terça-feira (17) foi com a presença dos blocos Afros, onde pela sequência de ordem de apresentação desfilaram cerca de 11 blocos. O final do desfile contou com a presença da Corte Momesca que juntamente com o presidente da Func, Marlon Botão e do Secretário de Comunicação do Estado Robson Paz entregaram simbolicamente a chave da cidade para os personagens do Pai Francisco e de Catirina do grupo de bumba meu boi. Na oportunidade foi homenageado o mestre Humberto de Maracanã.
Blocos Afros e a chave da Cidade

Os blocos Afros desfilaram num tom forte e com mensagens que despertassem ainda mais a mensagem que cada um quis repercutir na passarela. Os bloco na ordem de apresentação foram O Gdam , Akomabu, Juremê, Garotinhos Beleza, Abibimã, Oficina Affro, Ominirá, Didara, Abiyêyê Maylô, Aruanda e Netos de Nanã. A apresentação foi de certa forma lenta, pois a presença das crianças no desfile foi fator constante.

O bloco Afro Ominirá que surgiu em 1994, com cerca de 60 integrantes, trouxe no enredo o tema “O Negro dita a moda evidenciando a sua história e identidade”. O bloco mostrou pela música as lutas e conquistas de um povo que sofreu, mas não deu o braço a torcer, foi vitorioso e contribuiu para a cultura. A coordenadora do grupo Maria Angêlica, 60 anos, disse que o bloco é oriundo do bairro da Jordôa e veio fazer bonito na Passarela do Samba.
Outro bloco que soube demonstrar um desfile marcante foi o bloco Didara que é de São José de Ribamar. Ele surgiu no anos de 1998 e hoje tem cerca de 70 integrantes. A palavra Didara que quer dizer “Aquilo que é bom”, está representado pelas obras do grupo que realizam um serviço de obras cociais e educacional. O representante do grupo identificado por Herberth Didara, disse para O Imparcial que o Bloco Didara tem uma parceria com o Projeto do “Criança Esperança”.

A Corte Momesca entregou simbolicamente a chave da cidade para os grupos de bois do João Paulo, Maioba, Maiobão e Matinha na presença do Pai Francisco e de Catirina e ainda realizaram uma homenagem aos familiares do Mestre Humberto de Maracanã. Eles realizaram um desfile de ida e volta pela Passarela do Samba ao som da toada do homenageado.  
O presidente da Func, Marlon Botão disse “O carnaval de 2015 foi marcado pela integração do Governo do estado e da Prefeitura de São Luís valorizando as nossas manifestações culturais, da terra e fizemos um carnaval espalhado pela cidade com mais de 200 apresentações. Hoje encerra com a “Trupiada da Ilha” que é a entrega da chave da cidade pela Corte Momesca ao Pai Francisco e a Mãe Catirina. É o grande momento que marca já o início do São João 2015 que também será diferenciado”, finalizou o presidente.

O Secretário de Comunicação do Estado Robson Paz falou que “É uma política de valorização das atrações dos artistas locais, pois temos uma diversidade local muito grande com manifestações de grande qualidade e valorizamos o mercado local e conseguimos fazer um grande carnaval, muito exitoso e com grande aprovação da população e sem necessariamente ter que trazer atrações de outros estados para a realização da festa. Este é um ponto importante desenvolvido pelo governo do Estado e da Prefeitura de São Luís de valorizar aquilo que é nosso e manter viva a nossa identidade cultural para que se tenha um carnaval fortalecido”, pontuou.

Crianças na Folia

As apresentações dos blocos foram inusitadas e com algumas novidades, inclusive com a participação de muitas crianças. Elas empolgadas com a batida forte da percussão que era fator indispensável na maioria dos grupos, não se deixaram desanimar pelo cansaço e realizaram danças tentando seguir o mesmo passo dos mais velhos, o que resultou até com algumas quedas, nada que não deixasse o desfile mais leve e familiar. O pai Geraldo da Conceição Costa Vieira, 50 anos disse que é um imenso prazer poder trazer a filha Tatiane Rodrigues Vieira, 3 ano para a passarela. “A minha filha vem nos eventos comigo desde que começou a demonstrar o gosto pela brincadeira do Boi da União da Baixada do Bairro de Fátima. Ela e a outra de 1 ano e meio já sairá de índia no ano que vem”, conluio o pai da criança.

A entrega da premiação dos vencedores da escola de samba e dos blocos Alternativos e Tradicionais será no dia 27 de fevereiro (sexta-feira) no Teatro da Cidade.




                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Design - 2014/2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
imagem-logo